ALERGIA ALIMENTAR COMO UMA DAS DIMENSÕES DA INCLUSÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho se propõe a discutir uma das dimensões da Inclusão, pouco discutida no contexto daprática docente na Educação Infantil: Alergia Alimentar. A temática pressupõe a compreensão dainterface das áreas Educação e Medicina, na perspectiva da formação humana. O texto apresentafundamentação teórica dos campos Educação e Medicina com o intuito de preconizar algumasconsiderações sobre a Alergia Alimentar em crianças, no contexto da Educação Infantil. Somam-se aesses pressupostos as inferências das autoras a partir dos relatos de mães de crianças com AlergiaAlimentar, como elementos problematizadores sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.Tais relatos evidenciam a relevância social e acadêmica da temática sinalizando a necessidade deampliação e de aprofundamento da temática apresentada nesse artigo. O presente estudo sintetiza queapesar do cuidar e o educar na Educação Infantil serem respaldados na legislação e por estudos epesquisas como premissas constitutivas das práticas e propostas pedagógicas na Educação Infantil, emse tratando dos casos de Alergia Alimentar o direito ao atendimento, de forma a assegurar o bem estar,saúde, a formação para a autonomia e a interação com os pares, na perspectiva da inclusão seapresenta como um desafio posto, uma vez que algumas práticas pedagógicas convergem em ações decunho excludente e até mesmo expõem as crianças alérgicas situações que agravam seu estado desaúde e bem estar. Alergia Alimentar é uma questão complexa que merece investigação e estudos noscampo da Medicina e da Educação.
Palavras-chave
Formação humana; Formação docente, Educação Inclusiva.
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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436