ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS SEGUNDOS ANOS EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Franciele Machado Queiroz, Mariana Estrela Lima, Rithelle Marques Silva, Raquel Aparecida Alves

Resumo


O presente trabalho mostra a importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e teve como objetivo verificar o desenvolvimento da leitura em duas turmas de 2º ano em duas escolas, uma no município de Unaí e outra no município de Natalândia, ambos no Estado de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa que se caracterizou como exploratória e descritiva, contemplando dados qualitativos. Assim, foram feitas observações nas salas de aula e realizadas entrevistas com as professoras regentes a fim de identificar as concepções das educadoras em relação à leitura e como são desenvolvidas atividades relacionadas a essa prática. Os resultados evidenciaram que os alunos apresentaram bom desenvolvimento da leitura, entretanto mostraram dificuldades para interpretar textos. Verificou-se também que as escolas dispõem de recursos tecnológicos, mas tanto as professoras quanto os alunos não possuem habilidades para usar tais equipamentos.


Palavras-chave


Desenvolvimento da leitura; professor; alunos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2021 RENEFARA

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436

 

 

 



SalvarSalvarSalvarSalvar