UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: concepções e instrumentos
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da concepção que os docentes do ensino superior possuem sobre avaliação de aprendizagem e os instrumentos avaliativos utilizados no processo de avaliação em duas instituições do ensino superior, sendo uma particular e uma privada sob o enfoque docente. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionário fechado, o questionário aplicado foi disponibilizado de forma online, via Google forms, e enviado por email para o público participante da pesquisa o que possibilitou verificar qual concepção fundamenta a pratica avaliativa dos professores e quais instrumentos avaliativos mais utilizados pelos docentes. Os resultados demonstram que examinar para avaliar é a concepção que permeia suas ações avaliativas e a prova é o instrumento mais utilizado nesse processo. Conclui-se então, que existe um caminho a ser percorrido até que o processo avaliativo deixe de ser uma prática de exames e passe a ser um processo qualitativo o que leva a entender a avaliação como um processo contínuo.
Palavras-chave
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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436