PUBLICIDADE RADIOFÔNICA: FATORES DE EFICÁCIA DO ANÚNCIO NO RÁDIO

Altair Tavares da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a eficácia da mensagem publicitária radiofônica em um contexto de discussão sobre as perspectivas da propaganda para este meio de informação em que amplia-se a disputa das mídias pelo bolo de verbas publicitárias. Neste sentido, a proposta de estudo está focada na forma do anúncio radiofônico, ou seja, nos elementos criativos e na linguagem radiofônica, que compõem a peça publicitária. A abordagem preocupa-se com a busca de condições essenciais para uma comunicação publicitária que utilize, com alto grau de eficácia, os investimentos da propaganda no rádio. O trabalho é empreendido a partir de revisão bibliográfica, que inclui análise dos estudos de Clóvis Reis (2006 e 2008) e Rodolfo Soares (2006) sobre estratégias eficientes dos anúncios publicitários no rádio com o suporte da linguagem radiofônica. As idéias de Robert Mcleish (2001) e Rudolf Arnhein (2005) sobre a possibilidade de o recurso sonoro configurar-se em imagem mental também contribuem para esta análise. O mercado já exige maior profissionalização e não é permitida a repetição do equívoco de reproduzir o áudio dos anúncios da TV em campanhas publicitárias no rádio. É possível que o publicitário acerte nos mecanismos de persuasão, nos estímulos atenção por parte do ouvinte, na compreensão sobre as características do rádio como meio de comunicação, para criação de mensagens criativas para este meio.


Palavras-chave


Rádio; Publicidade radiofônica; Linguagem radiofônica

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436

 

 

 



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