DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÁTICO DA PROFISSÃO - ESTUDO DE CASO COM O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NUMA IES DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA-GO
Resumo
Um dos maiores desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) atualmente tem sido a qualificação docente, porém, a titulação do professor tem sido o único critério exigido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para contratação do docente, mas essa titulação nem sempre é suficiente ou satisfatória. A experiência profissional do professor engenheiro civil pode trazer à sala elementos relevantes para melhoria no ensino-aprendizagem. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo fazer a analise da influência do conhecimento prático da profissão para o docente no ensino da engenharia civil. Quanto à metodologia, este trabalho se trata de uma pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos meios de investigação trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. O objeto deste estudo são os professores do curso superior de Engenharia Civil de uma IES da cidade de Goiânia-GO. Os dados foram coletados através de um questionário com o objetivo de avaliar a percepção dos professores frente à experiência profissional de sua área de formação para a docência no curso de engenharia civil. Os resultados demonstraram que grande parte dos docentes acredita que a experiência profissional é fundamental para o professor de Engenharia Civil quando aliada ao título acadêmico. Conclui-se então que a experiência profissional no mercado de trabalho associada ao título acadêmico influencia de forma positiva no desenvolvimento da aula, atraindo e despertando o interesse dos alunos.
Palavras-chave
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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436