O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
O referido artigo surge com o objetivo de entender melhor o olhar do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem. A escola, por muitos anos seguiu um modelo tradicional, não abrindo espaço para que os alunos com necessidades educacionais especiais se adequassem ao ensino, havendo a exclusão. Baseado nessa realidade, a escola para todos surge para garantir aos alunos, seja ele deficiente ou não, uma educação de qualidade. Apesar da escola adotar um modelo inclusivo nos dias atuais, nada melhor que o olhar do professor e do psicopedagogo para esclarecer se a inclusão da teoria é a mesma que a da prática. A inclusão vai, além de um direito garantido teoricamente na legislação, ela deve ser aplicada na prática escolar. A realidade das práticas pedagógicas inclusivas é um desafio, pois a escola e os professores devem estar aptos para receber esses alunos com necessidades educacionais especiais, sendo assim, é válido citar a formação continuada dos professores na área da inclusão, no qual irá atribuir sentido no processo de ensino e aprendizagem, garantindo a esses alunos portadores de deficiência acesso à educação de qualidade e permanência em um ensino regular. Baseado nesse contexto, considera-se que a escola inclusiva é um desafio a ser vencido atualmente, e é por meio da perspectiva do professor inclusivo que essa realidade será possível.
Palavras-chave
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Vol15-3-art-18Direitos autorais 2021 REVISTA UNIARAGUAIA

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