A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEM ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NA ESCOLA


Resumo


Oestágio voluntário institucional é um momento impar de aprendizagem para o Pós-graduando em Psicopedagogia, pois possibilita vivenciar o exercício da prática profissional associando aos conhecimentos teóricos. Este artigo tem como objetivo relatar as observações, as experiências, o aprendizado, o estudo de caso e as atividades desenvolvidas durante o estágio voluntário extracurricular realizado na escola Centro de Formação Vida Nova da Vila São José Bento Cottolengo, da cidade de Trindade, município do estado de Goiás. A Psicopedagogia como área do conhecimento, estuda e participa da aprendizagem humana. É uma práxis que trabalha as interfaces da aprendizagem compreendendo como o sujeito aprende. Sendo assim, o trabalho psicopedagógico assume vários vieses, tanto em nível de prevenção, clínico, terapêutico ou de treinamento. Assistir a população infanto- juvenil escolar foi muito importante do ponto de vista pessoal e profissional, pois oportunizou o desenvolvimento de atividades exclusivas do psicopedagogo institucional como triagem psicopedagógica, provas projetivas psicopedagógicas, provas operativas, provas pedagógicas, Entrevista Operativa Centrada na aprendizagem, estimulação em grupo por meio de oficinas, orientações pais e professores. O estágio voluntário permite ao aluno fazer parte de uma equipe multiprofissional educacional, lidar diretamente com as dificuldades das crianças escolares e familiares. Assumir as funções de um psicopedagogo enquanto acadêmico viabiliza os primeiros contatos com o exercício profissional, reforçando a importância do trabalho interdisciplinar, conhecimento teórico atualizado responsabilidade e autonomia profissional para as práxis.


Palavras-chave


Psicopedagogia; Dificuldade de aprendizagem; Escola

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RENEFARA - Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia